terça-feira, 7 de outubro de 2014

A Turma do Balão Mágico (1984)





Os anos 80 foram brindados e presenteados com belíssimas canções, grupos sensacionais e uma geração que (como eu) bendiz com louvor o fato de a ter vivido. As coleções de papéis de carta, o fato de se escrever muitas cartas, o telefonema com o uso de fichas nos orelhões, as matinês (da Bobis Lanches – da minha cidade natal) as noites de  sábado na praça, o amor à praça, às pessoas (figuras das praças), o guaraná Taí, a pipoca doce, o algodão doce....

Na TV, o programa Globo de Ouro e toda a sua parada musical, nas manhãs, antes da “rainha dos baixinhos” brilhar, um grupo de 4 crianças em  sua formação mais clássica – dado a saber: Mike, Toby, Simony e Jairzinho – comandavam os programas infantis. O nome da fórmula de sucesso era A Turma do Balão Mágico, que neste ano entregava, há justos 30 anos, um disco infanto-juvenil  fabuloso, por assim dizer, recheado de convidados – porque, como o projeto Arca de Noé, de Vinícius de Moraes, era muito legal participar de um projeto tão precioso e sincero. Suas canções desafiam o tempo e o gosto popular. Roberto Carlos, "É tão Lindo", Baby do Brasil (eterna Consuelo) e Pepeu Gomes, " Mãe me dá um dinherinho" e Fábio Jr, "Amigos do peito" – e posso afirmar com toda força que são canções que estão em nosso inconsciente coletivo, tal qual o tema do grupo, "Super fantástico" (1983), que tem participação de Djavan e que nos remete a um mar de boas lembranças e emoções. Na produção, nos dias de hoje, posso notar orquestração e beleza nos arranjos. "Se enamora" é uma baladinha linda de cortar o coração, e "Quadrinhas e um refrão" é a canção tema de minhas peripércias no meu quintal. Afastar o sofá, tirar o tapete da sala e colocar a vitrola bem alto era algo feito com tanta dignidade e seriedade que dava gosto de se ver, era só ter uma simples desculpa. Música interpretada por crianças, para um público infantil e com o teor merecido.


O projeto ‘Adriana Partimpim’, da Adriana Calcanhotto (que estou a escutar esse mês), me remete muito a estas canções que povoam uma fase tão importante da vida de um  ser humano, pois acredito eu, que é nesta fase onde boa parte do caráter de um ser é moldado!  Em meio a formato exitoso, outros grupos se destacaram, como as crianças prodígio do grupo Trem da Alegria (que despontou a maravilhosa Patrícia Marx), Os Abelhudos e até mesmo os discos d’Os 3 Patinhos, rsrsrsr. O sucesso do ‘Balão’ rendeu 5 discos, um projeto paralelo da Simony e o Jairzinho, e uma nova formação, que acompanhou o fim do projeto e a chegada da Xuxa! Mas aí já é um outro capítulo, uma nova história...Termino o texto mui grato por ter vivido esta época e feliz por ter o prazer de preservá-la. Reproduzo um trechinho das palavras  de um encarte de disco da Elis Regina "Elis e Tom", que acaba de completar 40 anos: ..."Ficou a saudade de um passado recente, em que as cores eram outras e as pessoas mais felizes". Salve Turma do Balão Mágico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário